Professores e mentores como bússolas do autodidatismo


O autodidatismo é uma das práticas mais interessantes no que corresponde à interação indivíduo-aprendizagem. A sensação de poder aprender por conta própria, e ter êxito nesse ato, é poderosa e permite lhe mostrar de que é capaz de tomar as rédeas do ato de aprender. Contudo, o autodidatismo também tem suas desvantagens e pode levar a erros que façam a pessoa perder um tempo valioso, criar manias prejudiciais e no fim, levar à frustração. É preciso então, abrir a discussão sobre quais são as vantagens do auxílio de um mentor ou professor como bússola do autodidatismo.

Desde a nossa infância temos uma certa dependência para conhecer o mundo em si. Nossos pais e amigos mais próximos foram os responsáveis por nos ajudar a desenvolver habilidades básicas como andar, comer e falar. Na adolescência, essa dependência ainda continua presente, porém agora, nos apoiamos mais no conhecimento dos professores e das pessoas mais próximas do que no dos nossos próprios pais. E apesar dos livros serem uma ótima fonte de conhecimento e guia para descobrir a vida, aparentemente nós os utilizamos pouco com esse intuito. Talvez por um fator cultural de não lermos muito, complementado pela dificuldade que muitos professores encontram para transcrever aos alunos, de forma clara, em como as informações contidas em um livro são aplicáveis no mundo real e acender a faísca de que o conhecimento contido em páginas é igualmente importante. Quando nos tornamos adultos, essa dependência aos poucos começa a perder força, e enfim, nos vemos um pouco mais sozinhos nesse vasto mundo. Nesse momento, a habilidade de aprender por conta própria, de analisar criticamente as coisas e de se reinventar, é essencial, e se não tiver sido bem desenvolvida durante as fases anteriores, pode ocasionar grandes dificuldades e problemas pela frente.

Partindo do pressuposto que sempre foi preciso de outros fatores para se aprender, é importante perceber que se desvincular um pouco dessa dependência de sempre precisar de algo ou alguém para aprender não é muito fácil, porém tem suas enormes vantagens. A primeira delas, se for feita de forma eficiente, é a de que você verdadeiramente tem a oportunidade de aprender. Uma aprendizagem efetiva não opera da forma passiva com a qual estamos acostumados, de apenas receber as informações e estocá-las sem crítica e propósito, e tomando as rédeas, nós temos que pensar de forma mais ativa para entender aquilo que estamos fazendo ou estudando. Segundo, que o tempo gasto para apreender determinados conhecimentos se torna cada vez menor à medida que seus estudos progridem. Porém, quais seriam então as desvantagens de aprender sozinho?

Nós podemos cometer um erro ou uma má interpretação sem saber, e continuar errando e má interpretando para o resto da vida. No caso de instrumentos musicais e alguns outros processos, podemos cultivar manias, que possam prejudicar nosso avanço e fazer com que a evolução na aprendizagem ocorra muito mais lenta do que o normal. Portanto, podemos dizer que dadas essas circunstâncias no autodidatismo, aqui é importante o papel de um professor ou mentor como bússola, apontando para onde se deve seguir e mostrando se em algum momento você está seguindo pela direção errada. Com suas bagagens culturais e teóricas, podem mostrar aquilo que não conseguimos ver, e não só por sermos certas vezes egoístas e teimosos mas também por realmente não termos o conhecimento que é necessário para identificar determinadas falhas.

Cada um possui seu próprio microcosmo de conhecimento, e assim como a ciência, que muito é interdependente em si, é preciso entender de que por mais que possamos fazer as coisas por conta própria, podemos utilizar o auxílio de professores, evitando caminhos mais longos e difíceis e fazer uma contribuição ainda maior, não só para nossa própria aprendizagem mas também para a constituição cada vez mais sólida de algo grandioso para o futuro.

Anúncios

2 comentários sobre “Professores e mentores como bússolas do autodidatismo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s